O programa de curta duração (até 3 meses) está aberto a estudantes de 15 a 19 anos de idade. Saiba como participar da seleção.
-
O programa está aberto a estudantes de 15 a 19 anos de idade, que estejam acima da média em seus estudos, sejam atuantes na comunidade e possuam certas qualidades, como facilidade de adaptação e disposição para enfrentar novos desafios. Todos os candidatos precisam preencher o formulário de inscrição e participar de uma seleção, onde junto com junto com suas famílias serão entrevistados pessoalmente.
-
O programa é totalmente administrado por associados de Rotary Clubs, e os custos variam dependendo dos distritos rotários envolvidos, pois atuamos com diferentes países. Em linhas gerais pais, ou guardiões legais, dos estudantes devem prover:
Passagem aérea de ida e volta.
Seguro de viagem que cubra despesas médico-hospitalares em casos de acidente ou doença e que atenda aos requisitos dos clubes e distritos que enviam e recebem os participantes.
Os documentos de viagem, tais como passaporte e vistos.
Dinheiro para despesas gerais, passeios e excursões.
-
Os Intercâmbios de Jovens são administrados localmente e todos os candidatos devem ser indicados por um Rotary Club do Distrito rotário local. Rotary Clubs estão presentes em mais de 200 países e áreas geográficas no mundo e este tipo de intercâmbio é realizado em praticamente todos eles. Para encontrar o Rotary Club mais próximo do seu endereço ou na sua cidade, use a ferramenta Localizar Rotary Clubs no site www.rotary.org/pt.
Após contatar o clube, será solicitado que se inscreva oficialmente para o programa e, se for o caso, participe de entrevistas. Aqui neste site clique no menu INSCRIÇÃO e siga os passos sugeridos.
No Distrito 4500, as inscrições ocorrem de maio a agosto de cada ano. O processo de seleção sempre é promovido entre agosto e setembro.
Nos intercâmbios de curta-duração os estudantes moram por três meses em outro país na casa de uma família voluntária, aprendendo os costumes do novo país.
-
Profunda Experiência
O jovem é imerso no estilo de vida da família hospedeira, adquirindo os seus costumes e compreendendo e vivenciando sua cultura, todos esses estímulos agregam para a formação do jovem como humano e cidadão do mundo.
-
Entre Famílias
A vivência adquirida pelo jovem vai imprimir uma marca na sua personalidade, e nós do Rotary reconhecemos a importância de tal experiência, portanto, permitimos que as famílias se conheçam e escolham lares que compartilhem de seus princípios.
-
Imersão Cultural
Durante 3 meses o seu filho vai estar imerso naquela cultura, isso contribui para a formação de empatia cultural e conhecimento, formando assim um jovem adulto mais conhecedor da realidade do mundo e mais apto de realizar trabalhos que envolvam outras culturas e colegas de trabalho internacionais.
Perguntas frequentes
-
O Short Term Exchange Program – STEP – (Programa de Curta Duração) está sempre aberto aos interessados que reúnam as exigências do intercâmbio, a partir da idade de 16 anos. O limite de idade máxima vai depender do tipo de intercâmbio e do Distrito anfitrião. O programa tem duração a partir de 2 semanas, raramente ultrapassando 45 dias (a duração e período do intercâmbio pode ser negociado entre as famílias anfitriãs).
-
Para os programas do tipo ‘summer camp’ ou de turismo cultural, não há cobrança de taxas pelo Distrito 4500. Dependendo do Distrito anfitrião, é cobrada uma taxa variável, de acordo com o programa. Para o intercâmbio família-família (com reciprocidade, ou seja, um intercambista vai e outro vem), é cobrada uma taxa de U$: 500,00 (quinhentos dólares) quando o intercâmbio está confirmado e o Distrito 4500 recebe o Guarantee Form. No Distrito 4500 não há cobrança de taxa de inscrição de intercambistas interessados no STEP.
-
No STEP as despesas de custeio (passagem, seguro) são integralmente de responsabilidade do intercambista. A hospedagem, alimentação e transporte local são providos pela família anfitriã. As despesas do dia a dia "pocket money" devem ser providenciadas pelo intercambista, ou seja, não há mesada. Importante lembrar a despesa com o seguro, que deve ser providenciado pelo intercambista.
-
O STEP e diferente do programa de longa duração, porque não tem um número de vagas, nem países pré-definidos. Todo o trabalho é proveniente de contatos com os Chairmen dos Distritos, por e-mail, mas também há os encontros entre Chairmen, ocasião em que se oferece/procura vagas para o intercâmbio.
-
As regras de intercâmbio são as mesmas. Mas não tão rígidas como no de longa, porque o candidato muitas vezes já é maior de idade. Nestes casos, ele indica no formulário que bebe e fuma socialmente, por exemplo, e isto não prejudica na maioria dos casos (dependendo do país anfitrião) sua condição para submissão à vaga.